A SBPA-RJ

No Rio de Janeiro, assim como em São Paulo, de um grupo de estudos coordenado pelo professor Carlos Byington se originou a Associada da SBPA. Esse grupo de estudos se transformou na primeira turma de formação fora de São Paulo, cujo corpo docente fora constituido pelos membros fundadores da SBPA . Uma segunda turma foi criada nos mesmos moldes. Da união de forças dessas duas turmas surge, então, no Rio de Janeiro a primeira Associada da SBPA em 24 de maio de 1994, sendo membros fundadores: Gloria Lofti, Marcia Gebara, Marcos Alexandre Gebara Muraro, Marfiza T. Ramalho Reis, Marilda Maria Vicentina Capua, Paulo Cesar de Pinho, Sonia Maria Gomes, Suely Engelhard, Zelita Seabra.

A instituição, filiada à  IAAP, sem fins lucrativos, tem caráter cultural e estabelece relações de intercâmbio teórico e prático com organizações cientí­ficas afins. Dentre outras atividades, a SBPA/RJ promove congressos, cursos, publicações científicas, centro de estudos e supervisões. Oferece também uma clí­nica de atendimento.
O princípio básico que norteia a SBPA e sua Associada é o desenvolvimento da Consciência de acordo com o Princí­pio da Individuação: buscar a integração do ser humano respeitando sua origem e substrato essencial para alcançar maior flexibilidade e ampliar o seu potencial criativo. O aspecto artístico, os valores culturais e de relacionamento, assim como o respeito ao outro e a individualidade são parâmetros da maior importancia. A Instituiçãoo tem em vista três grandes metas: formação de analistas, divulgação da Psicologia Analítica e participação na comunidade.

©  2018 por Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica - RJ. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • White Facebook Icon

Rua Santa Clara, 50/1209 - Rio de Janeiro, RJ 22041-012

Tel: 021-2235-7294